sábado, 19 de novembro de 2016

SETE CÉUS E DEZ CÉUS

O Céu sempre exerceu um fascínio muito grande sobre a humanidade, despertando-a para os grandes acontecimentos observados e sua influencia sobre a terra, com isto passou-se a associar o céu e o que nele contem e acontece, a forças sobrenaturais, ganhou símbolos de orientação e influência divina.

 INTRODUÇÃO

            O Céu sempre exerceu um fascínio muito grande sobre a humanidade, despertando-a para os grandes acontecimentos observados e sua influencia sobre a terra, com isto passou-se a associar o céu e o que nele contem e acontece, a forças sobrenaturais, ganhou símbolos de orientação e influência divina. A astronomia surgiu em tempos antigos, quando observadores notaram o deslocamento dos planetas pelo céu noturno e viram desenhos nas estrelas; as constelações.
                   Neste trabalho me propus a tratar sobre um símbolo de grande influência na vida dos cristãos e que gera muitas dúvidas, que é o assunto dos céus. O porque desta palavra estar no plural e não no singular. Porque muitos falam sobre os sete céus? Mas indo mais além, vou tratar sobre os dez céus relatados no livro de Enoque.

OS SETE CÉUS

“No princípio criou Deus os Céus e a Terra” Gn 1.1
“Assim foram concluídos os Céus e a Terra, e tudo o que neles há” Gm 2.1
Iehi Rakiá – Haja firmamento – Valor numérico 10+5+10 = 25 = 7
A Terra repousa sobre sete pilares. Estes são os sete céus que estão entre nós. Estas são as colunas da terra.
O número sete
O número sete simbolicamente representa a completude perfeita em referências bíblicas.
As Colunas da Terra
I Sm 2.8 – “Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. Pois os alicerces da Terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo”.
Sl 75.3 – “Quando treme a terra com todos os seus habitantes, seu eu que mantenho firmes as suas colunas.”
Jó 9.6-9 – “Sacode a terra e a tira do lugar, e faz suas colunas tremerem. Fala com o sol, e ele não brilha; ele veda e esconde a luz das estrelas. Só ele estende os céus e anda sobre as ondas do mar. Ele é o Criador da Ursa e do Órion, das Plêiades e das constelações do sul.”

A Escada de Jacó
Gn 28.10-12 – “Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. Chegou a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; e seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.”
Cada nível ou cada céu são como níveis de conhecimento do Criador. Quanto mais buscamos O conhecer, mais subimos as escadas e por cada céu nos elevamos em união com o Eterno, então, cada escada pode representar o acesso à transcendência, sendo cada degrau o sinal de um estágio espiritual ou de um novo nível de consciência na ascensão – ou a queda precipitando rumo ao fogo do mundo inferior.
A escada é um motivo mitológico famoso, interpretado na maioria das vezes como símbolo de realização pessoal. Os dois montantes a associam às duas árvores do Paraíso: a Árvore da Ciência do Bem e do Mal e a Árvore da Vida, sendo as duas unidas pelos degraus do conhecimento espiritual. No mito egípcio, a escada era ligada a Osíris, deus da ressurreição e do Mundo Inferir; e, por ser geralmente representada iluminada pelos raios do Sol, era ligada a Rá, o próprio deus solar. 

OS DEGRAUS NO CAMINHO

Em muitas culturas, o número de degraus da escada é igual ao número de provas a serem vindicadas para chegar ao autoconhecimento ou à iluminação. Em geral há sete degraus. No budismo, por exemplo, os sete degraus correspondem aos sete céus e aos sete estágios de consciência. Desde a cosmologia sumeriana até a maçonaria atual, a escada também é representada com sete degraus. Na igreja, o altar onde o sacerdote realiza sua homilia, a escada também é representada com degraus, símbolo da santidade daquele lugar. Também o trono se ergue sobre uma plataforma, manifestando o poder temporal e, às vezes, a autoridade espiritual do rei.

Os Sete Céus
Primeiro céu – Cortina ou Tenda
Segundo céu – Firmamento ou Expansão
Terceiro céu – Nuvens
Quarto céu – Templo ou Casa
Quinto céu – Habitação ou Morada
Sexto céu – Fundação
Sétimo céu – Janelas

Definição de Cada Céu

1.   Primeiro céu – Cortina ou Tenda
“A arca de Deus estava entre cortinas”; II Sm 7.2
“Ele que estende os Céus como uma cortina e os molda como uma tenda”. Is 40.22

         2. Segundo céu – Firmamento ou Expansão
Gn 1.6,8 “... haja um firmamento no meio das águas...” e 20 “... voem as aves acima da terra no firmamento do céu.”; Gn 28.12 “Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela”;
Ez 1.25 “E ouvia-se uma voz por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças; parando eles, abaixavam as suas asas.”

          3.   Terceiro céu – Nuvens
“Entretanto, deu às nuvens (shechakim) intruções e abriu as portas do Céu, fazendo chover sobre eles o maná” Sl 78.23-24;
“O Deus que sempre está em tua ajuda e que cavalga nos Céus (Shechakim) com Sua glória Dt 33.26
Shechakim deriva de ‘li’Shechk – para moer.


         4.   Quarto céu – Templo ou Casa
“Dos Céus, volta para baixo o Teu olhar emira-nos de Tua sagrada e gloriosa Casa. Is 63.15
         5.   Quinto céu – Habitação ou Morada
“Cantai, ó Céus, e regozijai, ó terra, e irrompei em cânticos; Is 49.13
“Olha desde a morada de Tua santidade, desde os Céus, e abençoa Teu povo Israel; Dt 26.15

         6.   Sexto céu – Fundação
Sl 33.13-14“O Senhor olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens; da sua morada observa todos os moradores da terra”;
Sl 97.2 “Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono”;
I Rs 8.39 “... para que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer, voltado para este lugar.”

         7.   Sétimo céu – Janelas
“... As vistas dos que das janelas estendem seus olhares” Ec 12.3
“Ainda que o Eterno fizesse janelas no Céu.” II Rs 7.2

COMO NOS CONECTAR COM O CRIADOR?

Através de seus mandamentos.
Mitzvá = mandamento – tsavtsav = ligar-se ou unir-se
Aquele que pratica os mandamentos está se ligando ou unindo ao todo poderoso.

QUEM VAI MORAR NO CÉU?

Sl 115.15,16 – “Sejam vocês abençoados pelo Senhor, que fez o céus e a Terra. Os mas latos céus pertencem ao Senhor, mas a terra, ele a confiou ao Senhor”.
Qual a herança dos mansos?
Mt 5.5 –  “Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra.”
Sl 37.29 – “Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.”

ENOQUE

O livro de Enoque é um texto apócrifo que é mencionado por algumas cartas do Novo Testamento (Judas, Hebreus e II Pedro). Até a elaboração da Vulgata, por volta do ano 400, os primeiros seguidores de Cristo o mencionavam abertamente em seus textos e o aceitavam como real. Após a Vulgata ele caiu no esquecimento. Entretanto, o livro é muito interessante e parece real. O livro de Enoque foi preservado somente em uma cópia, na totalidade, em etíope e, por esta razão, também é chamado de Enoque etíope.

1° Céu
Enoque vê os anjos que trabalham na ordenação das estrelas, nos depósitos de neve e na tesouraria do orvalho. O primeiro céu é uma espécie de “casa de máquinas” do mundo, cujos trabalhadores são os anjos (cap. 3-6).

2° Céu
Neste local ficam aprisionados os "anjos infiéis" a Deus, que são torturados e choram incessantemente.
3° Céu
No terceiro céu fica o paraíso. É também para onde vão os “que fazem julgamentos justos, que levam pão aos famintos e que cobrem de vestes os nus” (cap. 9).
4° Céu
No quarto céu Enoque contempla a órbita do sol (que é aceso por cem anjos), e da lua (cap. 11).
5° Céu
Soldados gigantes e mudos chamados Grigori são vistos no quinto céu. Juntamente com seu príncipe, Satanail, rejeitaram o Senhor da Luz tomando por esposas as filhas dos homens, este episódio consta nos capítulos 6 a 16 do livro de I Enoque e também na bíblia em Gênesis.6 - vs1 a 4.
6° Céu
Neste céu ficam os anjos responsáveis pelas estações do ano, dos rios, dos mares e dos frutos da terra. Eles também são incumbidos de anotar todos os feitos dos homens diante do Senhor (cap. 19).
7° Céu
No sétimo céu há uma  grande quantidade de arcanjos, querubins, serafins e toda a sorte de ordens angelicais. É lá que fica o trono do Senhor.
8° Céu
O oitavo céu é chamado de Muzaloth, o que muda as estações, a seca, a umidade e os doze signos do zodíaco, que estão acima do sétimo céu (cap. 21).
9° Céu
É chamado de Kuchavim, onde estão as casas celestes dos doze signos do zodíaco (cap. 21).
10° Céu
Chamado de Aravoth, é lá que a face do Senhor pode ser contemplada, descrita como sendo semelhante ao “ferro que arde no fogo e que, as sair, emite faíscas e queima” (cap. 22). No último capítulo lemos o seguinte: Ele [Enoque] anotou todos esses sinais de toda a criação, criada pelo Senhor, e escreveu trezentos e sessenta e seis livros, entregou-os a seus filhos e permaneceu na terra trinta dias, sendo novamente levado para o Céu no sexto dia do mês de Tsivan (Maio – Junho), no dia e na hora exata em que nascera (En 61,3).

O QUE PAULO DIZIA SOBRE O CÉU?

II Cor 12.1-6 É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem — se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar. Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas. Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.
O que se pode observar com este texto é que o terceiro céu representa o paraíso. Semelhantemente o que se encontro no livro de Enoque. 
Paraíso – A expressão hebraica para esta palavra é “Gan Eden” , literalmente Jardim do Éden. Paraíso é a transliteração da palavra grega “paradeisos”,  termo usado na Septuaginta para Gênesis 2.8, para traduzir Gan Eden. Paradeisos vem da palavra persa “pardes”, que foi levada ao hebraico; e significa: cercado, preservado, jardim, parque, pomar cítrico.
Acredita-se que Enoque quando citava cada um dos céus, ele estaria se referindo aos planetas. 1. Mercúrio, 2. Vênus, 3. Terra, 4. Marte, 5. Júpter, 6. Saturno, 7. Urano, 8. Netuno, 9. Plutão, mas qual seria o décimo planeta?

OS SUMERIANOS

A 6000 anos os sumerianos já sabiam dos planetas e um outro que foi atraído pelo nosso sistema solar, chamado NIBIRU (planeta de passagem), que seria o lar dos ANUNNAKI (Aqueles que desceram a terra), escritos em tábuas de argila encontrados em Nínive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.