O homem é uma combinação de dois elementos diversos: o corpo e a alma.
A ALMA
A Alma é a razão de nossa existência. Ainda que oculta a todos, é o que nos faz existir, é o nosso "eu" verdadeiro. Transcendente por natureza, é a parte divina de nosso ser, é o Sopro divino que Deus imbuiu em Adão, ao criá-lo.
É esta centelha divina que se constitui de nossa vida interior. Apesar de ser o homem composto de matéria e espírito.
O CORPO
O corpo é somente o invólucro material dessa faísca divina, é alma que reflete diretamente nossa relação com Deus, pois, como está escrito, "a chama de Deus é a alma do homem" (Pr 20.27).
Pode-se comparar a alma à chama de uma vela.Quando acesa, sobe, percorre o ar, mas o pavio a puxa de volta à terra. Da mesma forma,em quanto a alma está em constante movimento ascendente, em direção a Deus, o corpo, com suas exigências físicas, a retém neste plano físico. Uma pessoa íntegra e saudável é aquela em quem alma e corpo convivem unidos, em perfeita sintonia: é aquela que consegue atingir uma harmonia entre seu lado material e o espiritual, alguém que consegue levar uma vida espiritual significativa e, ao mesmo tempo, produtiva.
AS CINCO PARTES DA ALMA
1) Nefesh - Alma animal, é a alma humana em seu nível mais primário. Anima a existência dando-lhe força de vida, de movimento e programação das espécies, também capacitando o homem a pensar, divagar e sonhar. A palavra deriva da raiz Nafash, que significa repouso, como no verso, "No sétimo dia, Deus cessou o trabalho e descansou (Nafash). Ex 31.17.
2) Ruach - Que significa vento, é a Respiração, a alma superior, mais pura;
3) Neshamá - literalmente sopro, é a Respiração, a alma superior, mais pura ainda;
4) Chayá, a Essência vivente.
5) Yechivá, a Essência única, pode ser considerada o ponto de contato entre a alma e a própria essência do divino.
Estas almas referem-se à verdadeira essência humana e sua associação com Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário