Podemos distinguir o perdão da seguinte maneira: perdão para com o próximo e perdão para com Deus.
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Ieshua (Jesus) lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete” Mt 18.21-22.
O termo 70x7 está ligado as 70 semanas de Dani´el (70x7) e significam “a consumação de tudo”. “sete” também pode ser lido como “shaveia” que significa “satisfeito, repleto”. Então podemos entender que o perdão precisa ser pleno, precisa satisfazer às determinações do Eterno bem como proporcionar a quem libera o perdão esta sensação de satisfação e de que chegou a um ponto em que atendeu às expectativas celestiais, pois na cultura israelita o número sete (7) significa algo pleno ou completo.
E mais: o número 490 (70x7) tem simbologia especial, que significa “perfeição”. Está associado com a palavra “tamim” cujas letras somam 490, “perfeito” e que Deuteronômio 18.13 nos diz: “Perfeito serás, como o IHVH teu Elohim”. “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” Cl 3.13.
O perdão é tão importante na vida cristã que foi dito para aquele que souber que alguém tem algo contra si, deve deixar sua oferta diante do altar e ir se reconciliar com seu irmão, Mt 5.23-24. Deus dá tão grande importância ao perdão que Ele mesmo está de braços abertos esperando o homem se voltar para Ele. Em Is 55.7 diz: "Busque o Senhor enquanto é possível achá-lo;clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão".
Se você deseja se libertar das arramas que prendem tua vida ao passado, podemos compreender três lições importantíssimas sobre o perdão.
1. Não podemos limitar o perdão, pois o perdão do Eterno é ilimitado;
2. Não podemos escolher a quem perdoar;
3. Para andarmos em perfeição como Ieshua (Jesus) andou não basta a obediência. Temos de perdoar de forma ilimitada como Ele nos perdoou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário