sexta-feira, 25 de novembro de 2016

AUTORIDADE SOBERANA DE DEUS

Quando falamos sobre autoridade, falamos sobre uma posição de liderança, de quem está à frente de algo, que tem poder de decisão.

INTRODUÇÃO


“D’us é o lugar do mundo, e o mundo não é o Seu lugar”. Isto significa que tudo que existe, existe dentro d’Ele. De fato, o Rei Salomão, referindo-se ao Templo que acabara de construir, declarou: “Os céus e os mais altos céus não Te podem conter, quanto menos esta casa que construí para Ti”(I Rs 8.27).
“Aquele que ouve as palavras de Deus fala e sabe o pensamento do Altíssimo...” (Nm 24.16). 
O Altíssimo levantou a sua voz, Sl 18.13. A fim de que conheçam... que o  Altíssimo  tem domínio, Dn 4.17. Será chamado Filho do  Altíssimo , Lc 1.32. O poder do  Altíssimo  te envolverá, Lc 1.35. Serás chamado profeta do  Altíssimo , Lc 1.76. Sereis filhos do  Altíssimo , Lc 6.35. Não habita o  Altíssimo  em casas feitas por mãos, At 7.48.

AUTORIDADE SOBERANA DE DEUS
Quando falamos sobre autoridade, falamos sobre uma posição de liderança, de quem está à frente de algo, que tem poder de decisão.
Quando falamos de soberania, falamos de um poder que está acima de qualquer outro poder. O qual “... não há quem lhe possa deter a mão.” Dn 4.35.

1.AUTORIDADE REVELADA NOS SEUS NOMES

Deus quis se revelar ao homem, mas como Ele faria isto se o homem é incapaz de suportar tal grandeza? Ele disse: Vou me revelar através dos meus nomes e assim então todos saberão que “eu sou Deus nos céus e na terra; e nenhum outro há.” Dt 4.35,39; 6.4; 32.39.
Em Gn 9.8 diz que a voz de Deus passeava no jardim e o homem reconheceu esta vós.
Encontramos vários nomes de Deus nas Escrituras, cada um deles expressa um atributo distinto da natureza divina. Nossa primeira frase está em Dt 6.4 no “Shemá Israel Hashem Eloheinu Hashem Echad”(Ouve Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é Um).
Heloheinu = nosso Deus. É a forma plural de El “Deus”, expressa autoridade, é traduzido como poderoso, proeminente. Helohim – conhecido como o pentagrama. Ele denota a
energia Divina investida na criação. Este nome enfatiza sua justiça e seu governo. Em Gn 1.26,27,28 o que temos é um plural majestático onde Deus faz referência a Si mesmo de forma plural com o objetivo de se exaltar.
EL SHADDAI

(O Deus todo poderoso) Adonai-Tzva’ot
El = Deus

Shaddai = deriva da palavra shaddad, que denota vitorioso, decisivo e firme.

El Shaddai também é aquele que se encarrega de suprir todas as nossas necessidades, assim como o leite materno (do hebraico – Shaddaim) que supre plenamente as necessidades do bebê. Por esta razão é traduzido como “Todo Suficiente”.

Quando o homem vê a Deus face a face é porque este Deus veio a terra em uma forma palpável. A mensagem disto é que ele é absolutamente capaz; confiem em mim; creiam em mim; aproximem-se de mim com reverência; vivam diante de mim em pureza e santidade; apresentem a mim suas súplicas e necessidades.

Gn 17.1 “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”.
Gn 35.7,9-15

Vr.1 Betel – casa de El ou casa de Deus
Vr 7 El Bet El – O Deus da Casa de Deus

Jacó teve um encontro face a face com Deus.
Ex 6.2-3 Deus revela Seu nome a Moisés (O Senhor – Adonia) Deus de Moisés.

Por um lado, Moises teve um encontro face a face com o Senhor. Ex 33.11

Por outro lado, ele não teve permissão para ver a face da outra pessoa. Ex 33.20

O ANJO DO SENHOR
Vamos perceber que nas Escrituras o próprio Deus se retrata como o “Anjo do Senhor”.

Na Bíblia, quando os termos “Anjo” e “Senhor” estão vinculados a uma mesma Pessoa, é indício de que Ele tem aparência de um mensageiro de Deus – um mensageiro em forma humana, não necessariamente um ser alado.
Gn 22 é um relado de como Deus atestou a fé de Abraão. Vrs. 1,2,11,12,15,16.

Gn 32. 22-32 Jacó lutou com um homem que o machucou no quadril, neste momento viu que não estava lutando com um homem comum. Jacó chamou aquele lugar de Peniel (face de Deus).
Ex 3.2,4 Neste texto vemos Moisés ante a sarça onde lhe aparece o “Anjo do Senhor” no vr. 2, o qual se revela posteriormente como o Senhor no vr4. 

JEOVÁ
O nome de Deus chamado de tetragrama (Tetragrammatron), palavra que significa o nome de quatro letras de Deus. As vezes é transliterado como YAHWEH. Na maioria das Bíblias é traduzido como Senhor ou ainda como Jeová. Literalmente significa Eterno. Nos textos sagrados e nas orações é lido tradicionalmente como Adonai, que literalmente significa “meus Senhor”. A palavra “Jeová” é uma invenção moderna, um híbrido baseado nas quatro letras hebraicas numa transliteração em alemão, J-H-V-H com as vogais individualmente transliteradas do hebraico de “Adonai”, e-o-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.