segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O ABISMO

O que tem no abismo? Alguém está no abismo? O que é o abismo?



Gn 1.2 Na BJC diz: “... havia trevas sobre a face da profundeza”.

Na RA e na RC diz: “... havia trevas sobre a face do abismo”.

Na NTLH diz: “... e estava coberta por um mar profundo”.

No Antigo Testamento, os vocábulos hebraicos tehom  referem-se mais freqüentemente ao
mar.

A palavra hebraica para abismo é tehom que pode significar:

1) profundidade, profundezas, lugares profundos, abismo, o abismo, oceano

1a) profundezas (referindo-se a águas subterrâneas)

1b) profundidade, oceano, profundezas (do oceano)

1c) oceano primevo, abismo

1d) fundura, profundeza (de rio)

1e) abismo, a sepultura

A raiz da palavra vem de rugir, bramir, é frequentemente aplicada às águas que rugem, às ondas que bramam, ou à inundação, e, portanto às profundezas do mar. A frase “a face do abismo” está em paralelo com “as águas”, ou “a face das águas”.

O mesmo sentido se dá em Gn 7.11 onde diz: “... as fontes do grande abismo”. Neste contexto temos uma Terra que nunca havia recebido chuva e foi repentinamente inundada por um imenso volume de águas. A crosta terrestre se rompeu, e massas de água subterrânea jorraram, causando estragos e inundações. 
Isaías diz que o mar é o abismo. Em Is 51.10. “Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? E que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?”

O grande problema que se enfrenta ante ao fato do abismo citado em Isaías 14. 11-15 está em o mesmo ser um poema (motejo=zombaria, gracejo, censurar, escarnecer) que se refere a Lúcifer, pelo dito no verso 12 “como caíste do céu, ó estrela da manhã”.

Muitos dizem que Ez 28.11-19 diz o mesmo texto, porém não diz que ele é a estrela da manhã, diz que ele era querubim da guarda. No verso 15 diz que ele “será precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo”.

Estrela da manhã é uma palavra da Vulgata Latina que quer dizer Lúcifer. Por causa da má interpretação de Is 14, Lúcifer veio a ser associado a Satanás. Os únicos momentos em toda a Escritura onde aparece o termo “Estrela da manhã” é no texto já citado e nos textos de II Pd 1.19 “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração”. Que é a Vulgata Latina falando de Lúcifer nascendo nos corações dos crentes. Este texto parece fazer referência a Nm 27.17 “uma estrela procederá de Jacó”. 

Também Ml 4.2 “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas”. 
Também temos o texto de Apocalipse 22.16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã”.

Este texto não está falando de Satanás, mas sim ao rei da Babilônia que é comparado com a estrela da manha, filho da alva, astro que os cananeus consideravam como um deus que desejava colocar-se acima dos demais deuses. Esse deus, segundo criam os cananeus, habitava num monte localizado em um distante ponto do Norte. 

Com esta figura o autor ridiculariza o orgulho e a arrogância do rei da Babilônia, insinuando que também ele deverá cair como aquele deus pagão.  
No versículo 16 podemos perceber que o autor estava falando de um homem e não de um ser celeste que caiu sobre a Terra.
No versículo 15 temos o mesmo conceito para a cidade de Cafarnaum em Mateus 11.23 “E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos” e Lucas 10.15 “E tu, Cafarnaum, serás levantada até ao céu? Até ao inferno serás abatida.”

Segundo alguns teólogos Ezequiel 28. 11-19 o texto se refere a Satanás, mas o que não compreendem é que a profecia foi dirigida ao Rei de Tiro. Ver Lucas 10.13-20 Neste texto além de obtermos a mesma informação quanto ao reinado de Tiro, Yeshua diz que viu Satanás cair do céu como a um relâmpago. A este diálogo se diz que ele (Satanás) era a tal Estrela da manhã? 

Uma pergunta surge. Onde se localiza o inferno? É o mesmo abismo de Genesis? Onde estão os anjos caídos.
Abismo – [Do gr. a, alfa negativo +  byssos , fundo: sem fundo] Lugar cujo fundo é insondável. 

No Novo Testamento, a palavra grega abyssos serve para descrever a prisão na qual se encontram determinados anjos malignos (Lc 8.31, “31 Rogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo.” 2 Pe 2.4. “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;” Jd 6 “6 e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;” para este texto ler o que está escrito em 1 Enoque 12.4-13.1; 10.4-6. Pag 828 do CJNT e Ap9.1; “1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Esta estrela não é Satanás de (Is 14 e Lc 10.17) mas um anjo que ainda tem a chave, o da passagem Ap 20.1{2}2 Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar.  {2} O abismo não é o Sheol (como em Rm 10.7), mas um local em que os seres demoníacos são presos (VV. 2-11; 11.7; 17.8; 20.2-3), na oração de Manassés 3 (livro apócrifo) Deus é chamado “O Senhor que fecha e sela o Abismo com seu temido e glorioso nome. {3}3 Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra,” Ap 11.7; “{6} {7}7 Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará,” Ap 20.1  {1}1 Então,
vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.  {1} {2}2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;”).

Em Romanos 10.7 “7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.” Diz que o abismo é o lugar dos mortos. Lugar onde Cristo esteve com as chaves da morte e do inferno Ap 1.18, “18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da
morte e do inferno.” que é a chave de Davi descrita em Ap 3.7” Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” nos dizendo da autoridade do Messias quanto a Lei de Deus deixada na Terra para os homens transmitirem Lucas 11.52; “{51} {52}52 Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós
mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando.” Mateus 23.13 “13 Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” Uma vez que a chave é símbolo de autoridade Mt 16.19 “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus”, o sentido é que Yeshua pode libertar da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.