domingo, 13 de novembro de 2016

O MESSIAS NASCERIA DE UM VENTRE FECHADO?

Ele estenderá o seu domínio, e haverá Shalom sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre.
O zelo de Adonay Tzavot fará isso. Isaías 9:7.


Genesis 47:28 – 50:26

I Reis 2:1-12

Ele estenderá o seu domínio, e haverá Shalom sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre.
O zelo de Adonay Tzavot fará isso. Isaías 9:7.
O alfabeto hebraico tem duas formas para a letra ‘Mem’. Um é aberto מ (Mem) e é usado no início ou no meio de uma palavra e outra ם (Mem no final) é usado quando a letra aparece no final da palavra.
מ (letra Mem aberto) -   ם (letra Mem no final - fechado)
A letra hebraica Mem é a primeira letra da palavra hebraica Mashiach (Messias - משיח). É também a primeira letra da palavra hebraica Moises – Moshe (משה).
Messias – משיח - Moises -  משה

A Torá é, principalmente, aberta para que todos possam estudar. No entanto, de acordo com a tradição judaica as difíceis porções da Torá serão explicadas somente peloMashiach. Isso é o que levou alguns sábios rabinos concluir que a forma aberta da letraMem (מ) é usada para descrever partes da Torá que estão abertos e a forma final ou fechada da letra Mem (ם) para descrever aquelas passagens muito difícil de compreender.

Yeshua HaMashiach Rabeinu (Jesus o Messias nosso Mestre), fará palavra da HaShem(D-us) ser entendida. Ele disse que a Torá, profetas e escritos falam claramente sobre Ele. João 5:39.

A Letra hebraica Mem, significa ‘água’ (Mayim) simboliza a fonte da sabedoria divina da Torá. A letra Mem é a décima terceira letra do alfabeto hebraico. A letra Mem é equivalente a 40 (quarenta). A letra Mem fechada (ם), final representa também a era deMashiach (Messiânica – o Milênio) tal como explicado na tradição judaica.

A Profecia messiânica encontrada em Isaias 9:6 (7) mostra de uma maneira incrível como a letra ‘Mem final’ (לםרבה) é usada para descrever Melech HaMashiach (O Rei Messias) e como seria a sua aparição para este mundo.

Como referimos a letra ‘Mem fechada’ (ם), sempre são usadas no final das palavras.
A exceção a essa regra é encontrada somente em Isaias 9:6 (7) no meio da primeira palavra, a palavra é לםרבה L'Marbe (aumentar – estender).

(lembre-se a Torá e as escrituras hebraicas – ‘VT’ têm sido escritas pelos escribas judeus meticulosamente deste a época de Moises). Isso indica (de acordo com a tradição judaica) um aumento no governo do Mashiach(Messias).

Normalmente (como qualquer estudante de hebraico teria aprendido), a Letra ‘Mem final’ (ם) está sempre no final de uma palavra, ou seja, neste caso a letra ‘Mem Final’ desafia as regras da gramática hebraica.

No Zohar (‘livros’ - comentários místicos da Torá), ensina que esta letra ‘Mem fechada’ (ם) refere ao fato de que O Messias nasceria de um ventre' fechado', ou seja, de uma virgem.
Em uma oração composta pelo Reb Nosson (1780-1844 Ucrânia) oração tradicional (do movimento Breslov) chamada ‘Likutei Tefilot’, diz: ‘Abra as portas do parto para ela e em sua grande misericórdia, abra o ‘Mem fechado’ (ם) de seu ventre’…

Com isto podemos aprender duas coisas. Um, é bíblico (e dentro da própria tradição judaica) acreditar que O Mashiach (O Messias) iria nascer de um ventre fechado, ou seja, através de uma virgem, sem contato com um homem.

Dois, que o Reino do Mashiach (Messias) será M'Olam, o que significa que será para sempre, (de mundo a mundos...) sim, vai expandir, estender ..., trará um Shalom eterno.
O jejum do quarto mês [17º de Tamuz] e o jejum do quinto (9º de Av), e o jejum do sétimo (3º de Tshrei - Gedalia), e o jejum do décimo [10º de Tevet - cerco de Jerusalém]serão para a Casa de Yehuda júbilo, felicidade e dias festivos. (Zacarias. 8-19).
Asará B'Tevet (עשרה בטבת) significa ‘10º de Tevet’, que é a data tradicional que lembra o início do ataque de Nabucodonosor contra Jerusalém (em 587 A/C.) que levou à destruição do 1º Templo e o eventual exílio do povo judeu para a Babilônia.

Judeus religiosos e ortodoxos, ultra ortodoxos observam esta data como um "pequeno"jejum (ou seja, observado do nascer ao pôr do sol) para lembrar a tragédia.
Este ano Asará B'Tevet (10º Tevet) cairá na quinta-feira, 5 de Janeiro.

Em Israel, Asará B'Tevet (10º Tevet) também marca o dia que o Kadish (oração – louvor judaico) é recitado para pessoas cuja data ou local da morte são desconhecidas. Isso resultou em um dia de luto para muitos judeus que morreram durante o Holocausto.

Nas Sinagogas os serviços religiosos (cultos) neste dia normalmente incluem orações de arrependimento (Selichot) e a porção da Torá recorda a história da idolatria do bezerro de ouro (Êxodo 32:11-34:10).

Um Judeu (crente em Yeshua) estudioso chamado Alfred Edersheim (1825 –1889 Áustria) escreveu que um antigo documento de origem aramaico chamado ‘O livro do jejuns’ (ou seja, Megilat Ta'anitמְגִילַת תַעֲנִית), que incluía um comentário adicional em Hebraico medieval (chamado scholium), que referir a 9 de Tevet como o dia do aparecimento de Yeshua.


Autor. Versianizahav

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