segunda-feira, 14 de novembro de 2016

TRÊS NÍVEIS DO DESEJO HUMANO

Conheça os três níveis do desejo humano

O desejo é tudo aquilo que o homem anseia desde seu nascimento. É o saciar de uma necessidade física e mental. O desejo pode ser positivo ou negativo, bom ou mal. 

INTRODUÇÃO

Há um tipo de desejo que é extremamente prejudicial, que é o desejo de desejar. Quando se deseja ardentemente algo, muitas vezes se perde a razão, e a pessoa passa a ser capaz de tudo para satisfazer seu desejo. O objetivo com este artigo é que o leitor possa compreender os vários níveis de desejo humano e se aperfeiçoar como pessoa.

Primeiro Nível

Os desejos têm sua raiz nos impulsos mais primitivos. As necessidades, os comportamentos adquiridos e as vontades da pessoa no primeiro nível estão focados na gratificação dos desejos primordiais. O desejo de comer e de dormir assim como a ânsia por sexo. Pessoas nesse nível fazem uso do pensamento racional, intelectual, como fazem todos os seres humanos, mas o fazem apenas para atender à suas necessidades mais básicas.

Segundo Nível

Nesse nível não se encontra a satisfação do primeiro nível, o que se busca é a honra, poder, prestígio, fama e domínio sobre os outros. As pessoas nesse nível estão dirigidas à gratificação máxima desses desejos ligados ao status.

Terceiro nível

Nesse nível as pessoas são movidas pelas formas de raciocino mais elevadas e são dirigidos a gratificar ao máximo o desejo do intelecto, tais como ânsia por sabedoria, conhecimento e obtenção de respostas.

Nesse momento você pode estar se questionando. Mas vejo estes níveis em todos os seres humanos. Sim, todos os seres humanos possuem os três níveis de desejo, mas cada nível em um grau diferente. Ai vem uma grande pergunta. O que fazer então? Bem, as necessidades básicas para um, são diferentes para o outro. No primeiro nível o que se vê é a necessidade básica de sobrevivência. Mas veja o que está escrito em Mt 4.4 “Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boda de Deus” (ver Mt 6.25-34). 

O que pode-se ver com este texto é que a Palavra de Deus supre a alma muito mais que o pão supre o corpo. A ansiedade é um aspecto na humanidade que contradiz à fé em Deus. As pessoas que estão no segundo nível se tornam arrogantes e invejosas, são incapazes de reconhecer as qualidades das outras pessoas e aproveitar estas capacidades em benefício de uma comunidade. Assim foi com um rei que invejou um garoto simples, mas cheio de fé em Deus, mas com grande potencial (I Sm 18.6-16). Por fim, as pessoas que estão no terceiro nível se tornam cegas, são incapazes de ver a verdade que está diante dos olhos. Assim foi com Pilatos diante de Jesus. A verdade estava diante dele e o mesmo, de forma insolente diz: Jo 18.38 – “Que é a verdade? Este tipo de questionamento é típico das pessoas que " Estão sempre aprendendo, mas nunca são capazes de chegar ao pleno conhecimento da verdade" II Tm 3.7.

Todos os serem humanos vivem movidos pelo desejo de alcançar algo através de seu esforço. É preciso reconhecer em qual dos níveis se está e é somente a partir deste reconhecimento, a pessoa será capaz de se tornar uma alguém melhor.
Fonte:
O Poder da Kabbalah de Yehuda Berg
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia de R. N. Champlin

Bíblia da Editora Alfalit Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.