sábado, 3 de dezembro de 2016

PENTATEUCO - OS CINCO PRIMEIROS LIVROS

O Pentateuco contém histórias, leis, bênçãos, e maldições. Muito mais que isto ela é a regra de fé de todas as gerações que procuram viver segundo o que se encontra escrito em suas linhas.


PENTATEUCO
INTRODUÇÃO




Com o intuito de se ter comunhão com Seu povo, Deus nos deu sua Torah. Então será com muito cuidado e esmero que iremos abordar este assunto. Que trata não somente de Mandamentos,Estatutos, e Ordenanças. 


Deus se revela através das linhas do Pentateuco, mostrando-nos a essência de toda a sabedoria existente na terra e esta é o próprio Deus.

O Pentateuco contém histórias, leis, bênçãos, e maldições. Muito mais que isto ela é a regra de fé de todas as gerações que procuram viver segundo o que se encontra escrito em suas linhas.

Com uma abordagem simples, será descrito a origem, o autor, os elementos que constituem o Pentateuco, o cenário, o tempo, tema central e muito mais.

Para estudar as Escrituras Sagradas, não podemos estudá-la como um livro qualquer, mas se faz necessário que se clame a Deus que nos revele detalhes escondidos nas linhas de que serão lidas.

LEI – TORAH




Cair um til sequer da LEI, Lc 16.17 Trata do que é menor na LEI ou de não tão grande importância. Pela LEI vem o pleno conhecimento, Rm 3.20. Por que LEI?... pela LEI da fé, Rm 3.27. A LEI suscitou a ira, Rm 4.15. Onde não há LEI não há transgressão, Rm 4.15. Não estais debaixo da LEI, Rm 6.14. Livrou da LEI do pecado, Rm 8.2. O cumprimento da LEI é o amor, Rm 13.10. A força do pecado é a LEI, 1 Co 15.56. Nos resgatou da maldição da LEI , Gl 3.13. A LEI nos serviu de aio, Gl 3.24. Contra estas coisas não há LEI , Gl 5.23. Observais a LEI real, Tg 2.8. Qualquer guarda toda a LEI mas, Tg 2.10. Fala mal da LEI e julga a LEI , Tg 4.11. Pecado é a transgressão da LEI , 1 Jo 3.4. 




A LEI de Deus: Dada a Adão, Gn 2.16,17; a Noé, Gn 9.6; a Israel, Êx 20; por intermédio de Moisés, Êx 31.18; Jo 7.19; pelo ministério de anjos, At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2.


A LEI é: Sl 19.7,8; 119.96,142; Rm 7.12,14; 12.2; 1 Jo 5.3.

A LEI exige obediência: Dt 27.26; Sl 51.6; Mt 5.18; 22.37; Gl 3.10; Tg 2.10.
A LEI lida ao povo no sétimo ano: Dt 31.9; lida por Josué, Js 8.24; por Esdras, Ne 8.




A LEI conservada em tábuas de pedra: Dt 27.1; Js 8.32; guardada na arca, Dt 31.24.

O livro da lei descoberto por Hilquias:  2 Rs 22.8; lido por Josias, 2 Rs 23.2.

A LEI cumprida por Cristo: Mt 5.17; Rm 5.18.

A LEI posta fora por Cristo: At 15.24; Rm 6.14; 2 Co 3.7-14; Gl 2.19; 5.3; Ef 2.15; Cl 2.14; Hb 7.12,18,28.

A relação dos cristãos para com a LEI: Rm 7.1-6; Gl 2.19; 4.5-11.

ORIGEM DO NOME

A denominação “PENTATEUCO” e a divisão da Obra em cinco livros separados deveram-se ao trabalho de setenta e dois eruditos hebreus, na cidade de Alexandria, no Egito, nos idos do terceiro século antes de Cristo, quando - por ordem de Alexandre Magno - prepararam a famosa versão grega do Antigo Testamento, a SEPTUAGINTA. Sendo o idioma grego mais detalhado e minucioso que o hebraico. A obra foi dividida em cinco livros, recebendo cinco títulos gregos, de acordo com o conteúdo dos escritos. Esta divisão tornou-se tão funcional e popular que é mantida até hoje pelo cristianismo, pelos tradutores, pelas Sociedades Bíblicas e pelos eruditos cristãos em geral.

A palavra PENTATEUCO significa literalmente "cinco rolos, ou cinco livros" e originou-se da aglutinação de duas palavras gregas: penta (cinco) teuxos (rolo, volume ou livro). No original grego pronuncia-se pentateuchos, ou seja, livro de cinco volumes. É importante ressaltar que esta denominação não está associada ao seu conteúdo, mas à sua forma.

Na versão grega é chamado de: O Livro em Cinco Volumes. Na versão hebraica é chamado de: Os cinco livros de Moisés, A Lei de Moisés, Ed.7.6; O Livro da lei de Moisés, Ne 8.1; O Livro de Moisés Ed 6.18; O Livro da Lei do Senhor II Cr 34,14;

Originalmente, o Pentateuco era uma só obra chamada em hebraico de ormavam (uma só Obra), disposta em cinco rolos, chamados pelos israelitas, usualmente, desêpher hattôrâ, (O Livro da Lei), ou, simplesmente, "TORAH" (hattôrâ), que significa "A LEI". Este termo deriva-se do verbo "yarah", que significa ENSINAR, deixando clara a intenção de Deus com esta Obra: Ensinar Israel e as gerações futuras sobre as origens históricas do mundo.

A designação "A LEI" deve-se, provavelmente, à enorme quantidade de material legal ou legislativo no PENTATEUCO (metade de Êxodo, a maior parte de Levítico, grande parte de Números e, praticamente, todo o Deuteronômio contém material legal e/ou legislativo).

Até hoje os judeus mantém esta designação, e a têm como código legislativo base para a nação.

AUTOR

Embora não se afirme no próprio Pentateuco que este haja sido escrito por Moisés em sua totalidade, outros livros do A.T. citam-no como obra dele: Dt .5; 4.44; 31.9; 33.4; Js 8.31- 34; 1Rs 2.3; 2Rs 14.6; 23.25; 2Cr 23.18; Ed 3.2; Ne 8.1; Ml 4.4.Js 1.7,8; 23.6; I Rs 2.3; II Rs 14.6; Es 3.2; 6.18; Ne 8.1; Dn 9.11-13. Os escritores dos N.T. estão de acordo com os do Antigo Testamento. Mt 8.4; Mc 7.10; Lc 16.31; Jo 5.46; 24.27,44; At 13.39; 15.5; Hb 10.28. O testemunho pessoal de Jesus atesta este parecer Lc 24.44; 7.19.


OBJEÇÕES QUANTO A AUTORIA 

Alguns intérpretes e eruditos no passado questionaram a autoria de Moisés com base em aparentes discrepâncias cronológicas, dentre elas as principais:

a) A alusão da existência de reis sobre Israel, mesmo antes de vir a ser uma nação (Gn 36.31);

b) A referência acerca de Moisés como varão "mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Nm 12.3);

c) O relato de sua própria morte (Dt 34.5-12).

Tais objeções e dificuldades de aceitação são facilmente explicadas sob o argumento da Revelação divina ou mesmo de pequenos acréscimos posteriores realizados por homens da confiança de Moisés (Josué bem poderia ter sido um deles, conforme defende o Talmude hebraico).

ELEMENTOS 

Existem dois elementos que compõe este conjunto de cinco livros: 

(1) História – embora não seja um compêndio de história, o Pentateuco remonta à origem da raça humana e fala das regiões pelas quais ela se espalhou.

(2) Lei – Este ponto é de tal modo proeminente no Pentateuco que recebeu o apelido de Livro da Lei (ou Torah). O 3º livro - Levítico – é inteiramente composto de leis (especialmente leis litúrgicas), os outros têm leis, discursos e histórias. O Gênesis é o livro que narra os tempos primitivos de Adão a Noé, e de Noé a Abraão. 

As leis de Deus estão divididas sob a forma de mandamentos (mitzvot); abrange todas as prescrições, temporais ou permanentes, gerais ou particulares. Estatutos (huquim); que deriva de um radical que significa “gravar”, “esculpir”, indicando, que se trata de regras de conduta permanentes dirigidas ou ao indivíduo ou a consciência da nação. Regulamento, decreto, que determina a regra do que se deve fazer.
Celebrareis por estatuto perpétuo, Êx 12.14. Desde... vos desviastes dos meus estatutos, Ml 3.7. Ordenanças ou Juízos (mishpatim); exprime uma “decisão” determinada por um juiz. Esta palavra é empregada quando se trata de atos decisivos de Deus, ao julgar os maus e julgar os inocentes.

Nos manuscritos hebraicos, estes cinco livros formam um só pergaminho contínuo, sem divisão. Na tradução dos Setenta, o Pentateuco aparece dividido em cinco livros, com os títulos, que são conhecidos atualmente.

Podemos classificar os temas de cada um dos cinco livros da seguinte forma:

Gênesis (Bereshit) – A fundação da nação hebraica;

Êxodo (Sehmot) – O Concerto com a nação hebraica;

Levítico (Vaikra) – As leis da nação hebraica;

Números (Bamidbar) – A viagem para a Terra Prometida;

Deuteronômio (Devarim) – Repetição das leis da nação hebraica.

CENÁRIO

Praticamente todas as passagens registradas nos cinco primeiros livros da Bíblia aconteceram numa região compreendida entre o
norte da África, Oriente Médio, sul do Mar Negro, e porção noroeste do Golfo
Pérsico, área que tem hoje seu mapa político extremamente modificado, mas que ainda guarda marcas indeléveis em suas tradições históricas, marcas estas que denunciam o poderoso agir de Deus.

É importante notarmos que o Pentateuco tem aproximadamente 4000 anos de existência. Foi escrito durante o período da peregrinação do povo de Deus no deserto do Sinai (1500 anos a.C) e é o legado da formação da raça humana e de um povo de forma extraordinária. São as raízes do povo hebreu, sua identidade, sua história, seu papel entre as nações da terra e seu futuro. A importância primária do Pentateuco é muito mais teológica e não tanto histórica; a história é o pano de fundo das ações de Deus no fazer surgir uma nação especial. É nesta história inicial que Deus se revela e ensina o que significa ser Israel e servir ao Senhor como Israel. O tema central do Pentateuco está em Ex 19:4-6 “Vós tendes visto o que fiz: aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Este texto central olha para o passado e para o futuro – é escatológico em sua essência. Conta a história a partir de Abrão, chamado de dentro do paganismo sumeriano para fundar uma nação que seria uma bênção a todas as nações. A humanidade, que Deus havia criado em Sua imagem e semelhança para governar sobre toda a criação havia violado a sagrada confiança e mergulhou todo o universo em uma ruína caótica de rebelião moral e espiritual, com trágicas conseqüências no mundo material. Daí a importância significativa de Israel – a de anunciar este Deus ao mundo e de ser um povo sacerdotal a todas as nações, ensinando, pela via prática, o que é seguir a este Deus supremo e soberano do universo. Assim Deus proveu o povo de Israel com uma base histórica e teológica para a sua posição como povo peculiar – isto é o que quer dizer “minha possessão peculiar”. 

David, o segundo rei da nação hebréia, é o rei segundo o coração de Deus, visão expressa esta através de um louvor que se constitui no maior poema composto – o Salmo 119. Todo este salmo gira em torno da maravilha que é a Lei de Deus, o privilégio de se seguir a Lei de Deus, os seus benefícios e sua sabedoria. No Salmo 19.7-8, David já nos fornece com uma visão prévia desta sua compreensão da Lei, quando diz: A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.

A importância fundamental e relevância do Pentateuco para nós hoje está em sua teologia, e não na sua forma literária ou outros aspectos. Perguntas como: 

a)    Que verdade Deus está nos comunicando a respeito dele mesmo?

b)   O que Deus está revelando a respeito de Seus propósitos?

c)    que significava esta revelação para o Israel do AT e para a igreja do NT?

d)   Qual o significado para o cristão contemporâneo? E sua igreja?

TEMA CENTRAL

O grande tema do Pentateuco é a reconciliação e restauração da humanidade e criação que foram afetadas pela desobediência humana. As instituições do Concerto do Sinai, as leis, os rituais litúrgicos, capacitaram a nação a viver sua tarefa de serva como povo santo, e através desta santidade atrair a humanidade perdida ao único Deus vivo e verdadeiro. É apenas neste fundamento teológico-histórico que podemos entender a missão do povo santo de Deus em Cristo – a igreja, que é o Corpo de Cristo - nos dias atuais. Disto se deriva o entendimento de que somos um povo sacerdotal. “Mas é de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos, sobre aqueles que guardam o seu pacto, e sobre os que se lembram dos seus preceitos para os cumprirem.” Sl 103.17-18.

TEMPO DO PENTATEUCO

A hipótese mais aceita é de que tenha durado pouco mais de vinte e cinco séculos (algo em torno de 2500-600 anos), conforme a construção cronológica abaixo:

A) Gênesis: Da Criação até a morte de José, cerca de 4004 a 1689 a.C. - um período aproximado de 2315 anos. O relato de Gênesis toma quase todo o tempo do PENTATEUCO; Existe ainda a possibilidade de o processo da Criação estar fora deste período, podendo abranger milhares (ou milhões) de anos, desde tempos imemoriais.

B) Êxodo: Da morte de José e o estabelecimento de sua família no Egito, até o acampamento no Sinai, cerca de 1706 a 1490 a.C. - um período aproximado de 216 anos.

C) Levítico: Israel ainda acampado no Sinai, cerca de 1490 a.C. - menos de 1 ano de tempo.

D) Números: Do acampamento no Sinai até as campinas dos moabitas, na entrada da Terra Prometida, de 1490 a 1451 a.C. - um período aproximado de 39 anos.

E) Deuteronômio: Israel ainda acampado nas planícies de Moabe, cerca de 1451 a.C. - um período aproximado de dois meses. A data provável em que o PENTATEUCO foi escrito e concluído originalmente é cerca de 1445-1405 a.C.

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