terça-feira, 6 de dezembro de 2016

OS PRIMEIROS CRISTÃOS I

Em nossos dias se faz necessário uma releitura das Escrituras Sagradas de tal forma que a Igreja volta a suas origens. às crenças 
OS PRIMEIROS CRISTÃOS


Após a perseguição com a morte de Estevão os discípulos foram para a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus. Mas há algo interessante no texto.

Em Antioquia falaram com os gregos, que creram e se converteram ao Senhor. Então, Barnabé é enviado para lá, passado algum tempo, Barnabé busca Saulo em Tarso e durante um ano os dois se reuniam com a igreja e ensinavam muitas pessoas. Porém, é em Antioquia, que os discípulos são chamados pela primeira vez de "nazarenos". Não somente assim, Saulo pede cartas para as Sinagogas de Damasco para encontrar homens e mulheres que pertencem ao Caminho.

At 9.12 "numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver".

At 19.23 "Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho."

At 22.4 "Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão..."


Já em Atos 24.5,
"Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos" os acusadores reconhecem em Paulo "o principal cabeça dos nazarenos", mas Paulo, ao pronunciar ao seu favor, se intitula como "seguidor do caminho" At 24;14;

Pode-se observar no verso 5 que os acusadores de Paulo falaram em "seita", esta palavra tem o sentido de grupo ou facção. Assim, os "nazarenos" eram um grupo de muitos "grupos" do judaísmo, este termo, por sua vez, é o termo para a fé e o modo de vida judaicos desenvolvidos no período inter testamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.