sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

MISTÉRIOS SOBRE DEUS

FALANDO UM POUCO SOBRE DEUS

A teologia cristã tende a considerar a Deus no pensamento grego (ocidental), ao invés do pensamento hebreu.


Introdução

Na verdade, a palavra “teologia” propriamente dita é grega (não hebraica) e refere-se ao “estudo de Deus”, aludindo Deus a um objeto que poderia ser olhada, analisado e conhecido como uma coisa ou substancia divina.
Uma das maneiras de se compreender a Torah é a guimátria – que é o equivalente numérico do alfabeto hebraico. (Ecl 1.9 diz: “... não há nada de novo sob o sol”). Mas além do sol encontramos dimensões que podem ser alcançadas através de quatro formas de se interpretar as Escrituras.
A-     Peshat, que é a leitura seguida de simples interpretação;
B-     Rémez, é a forma alusiva, sugestiva ou insinuante;
C-     Drush, Hermenêutica, explicando através de histórias e parábolas;
D-     Sod, mística judaica, Cabalá.
Somando o equivalente numérico destes métodos temos o valor de 1216 e somando cada número, 1+2+1+6=10. Este valor nos da uma referencia aos 10 mandamentos, que é a essência da Torah e se procurarmos esta palavra “Torah” no Pentateuco a partir do Tav = T, se contarmos de 50 em 50 letras encontraremos a palavra “Torah” 32 vezes no Pentateuco, este valor pode ser escrito como 2 elevado a 5ª potência. Onde o numero 2 representa as duas tábuas da lei e o 5, os cinco livros de Moisés.
O nome impronunciável de Deus é composto por quatro letras      Yud , Hei, Vav, Hei, conhecida como Eterno ou Senhor ou de uma forma coloquial Havaie. Nas Escrituras podemos encontrar muitos nomes hebraicos de Deus, de forma que cada um deles expressa um atributo (qualidade) distintos da natureza divina, sendo uma manifestação Dele.
As formas mais conhecidas dos nomes de Deus, e seus respectivos valores numéricos (guimátrias), são as seguintes.
Y-áh = Yud + Hei (15)
Havaie = Yud + Hei + Vav + Hei (26)
El = Alef + Lamad (31)
Adonai = Alef + Dálet + Nun + Yud (65)
E-lokim = Alef + Lamed + Hei + Yud + Mem (86)
A letra que representa o valor numérico um é o Alef, fala de um Deus único.
Buscando no livro de Gênesis a partir da primeira letra encontraremos na 15°, 26°, 31°, 86° lugar, encontra-se a letra Alef = 1. Na 65° lugar teremos a letra Yud, que tem valor numérico 10, onde, 1+0 = 1.
Percebemos que nos valores numéricos dos nomes de Deus, e nas suas respectivas posições nas Escrituras, encontramos o número 1.
Analisando a estrutura da letra Alef = 1, podemos perceber que a mesma, é uma combinação de três letras, que são:
Yud = 10, Vav = 6,  
 Yud = 10. 10 + 6 + 10 = 26.
É o nome Havaie.
Contando o número de letras em hebraico dos nomes dos patriarcas Abraão, Isaac, e Jacob, encontraremos o valor 13. Contando as letras das matriarcas Sarah, Rebeca, Raquel e Léa, temos o valor 13. Somando os resultados temos 26 = Havaie.
Gênesis 1.1
No princípio criou Deus.
Gênesis 2.3
Deus criou para fazer.
Em hebraico podemos perceber que as últimas Letras em Gênesis 1.1 estão fora de ordem alfabética, já no capítulo 2.3, elas estão organizadas. Segundo a ciência, a desordem vem da ordem. Porém, se analisarmos a natureza, essa regra não se aplica, devido ao grau de ordem na gigantesca complexidade do mundo.
Podemos chamá-la de “antiacaso”. Juntando as três ultimas letras temos a palavra Emet (verdade). Assim como observamos nas 27 letras do alfabeto hebraico, com a primeira, a décima quarta e a vigésima sétima letra, encontramos a palavra emet. Jeremias 10.10 nos diz que Deus é a verdade. O salmista clama em 25.5 para que Deus o guie na Sua verdade. Diz mais em 119.142 diz que as Leis de Deus são verdade. No livro de João 1.17 temos que a verdade veio por meio Jesus o Cristo.
Deus criou a realidade para fazer. Ou seja, é nossa responsabilidade, como filhos de Deus, completar o “fazer” de sua criação.
A verdade é sobre o “fazer” (atitude) e não o “ser”, que é centrado sobre o reino de dever e obrigação – nossa relação pessoal com Deus – tal como ela é aterrada no mandato de Deus para nós para “nomear” a criação.

O selo de Deus não é apenas uma questão de sinceridade. É sim uma questão de ser verdadeiro no sentido que nós estamos vivendo isso, nós somos um com ele, nós somos parte dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.