Shemot - Nomes (Exodo)
Shemot - Nomes (Exodo)
De acordo com um antigo Midrash (comentário) Rabínico, o "novo rei", que não conhecia Yosef (José) (Êxodo 1:8) também teve um sonho profético perturbador.
‘Ele viu-se sentado em seu trono em toda a sua glória real. Mas quando ele levantou os olhos, no entanto, um velho homem apareceu segurando uma balança na mão. O ancião de muitos dias colocou todos os nobres e Governadores do Egito em um lado da balança e do outro lado, o Ancião colocou um cordeiro. A grande surpresa do faraó, no entanto, foi que o Cordeiro compensou todos os dirigentes do Egito... ’ (Midrash Rabá Shemot)
Bom, podemos notar que o resto do livro do êxodo é realmente a "interpretação" deste sonho do novo faraó, uma vez que o Cordeiro de DEus (Sê HaElohim) é central para libertação de Israel e é o ponto focal da revelação do Tabernáculo no Sinai....
Lembre-se que o sangue do korban Pesach - o Cordeiro pascal - era para ser colocado nas duas laterais e no lado superior da porta, assemelhando-se a forma da letra hebraica Het (ח).
ח
Esta letra hebraica equivale ao número 8, prende-se com a palavra חי (Hai), abreviação de Hayim (vida).
O sangue do Cordeiro (דַּם הַשֶּׂה) não só salva do julgamento da morte, mas também é o meio de transmitir a vida e o poder...
Assim como os Filhos de Israel foram salvos por confiar na eficácia do sangue do Cordeiro durante a Páscoa do S-nhor no Egito, então nós somos salvos, confiando no Messias como o sacrifício do Cordeiro de D-us (שֵׂה הָאֱלהִים) que faz com que o julgamento de D-us "passe sobre" nós (João 1:29). Yeshua (Messias ben Yosef) o Cordeiro de D-us é a fonte de nosso perdão e redenção e poder...
Mas preste atenção: O livro do êxodo começa com estas palavras,
וְאֵלֶּה שְׁמוֹת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל הַבָּאִים מִצְרָיְמָה
v'elê shemot b'nei Israel ha'ba im mitzraimah,
que é normalmente traduzido como "estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram para o Egito..." (Êxodo 1:1).
Porem A tradução literal (correta), no entanto, é que ‘estes são os nomes dos filhos de Israel que estão chegando ao Egito... ’ ou Seja, é atemporal... Todos os filhos de Israel descem ao Egito e subseqüentemente a sua escravidão, todos nós precisamos ‘atemporalmente’ do Sangue do Sacrifício do Cordeiro de D-us, o Korban Tamid (Sacrifício eterno - Apocalipse 13:8)
As palavras de abertura do livro, em seguida, indicam a intempestividade da história do êxodo e a necessidade de todas as pessoas encontrarem Geulá(redenção – salvação) no Messias de Israel, o verdadeiro Cordeiro de D-us.
D-us sabe seu nome...
O livro de Shemot – Êxodo começa assim ve'Eleh Shemot (וְאֵלֶּה שְׁמוֹת), ‘e estes são os nomes’ (dos filhos de Israel).
D-us chama cada pessoa pelo nome para conhecer O Caminho... Com efeito, D-us chama cada astro celeste por seu próprio nome (22:17, Salmo 147:4) e sabe cada particular lírio do campo e todos os passarinhos (Mateus 6:28-30, 10:29). Como Yeshua o Messias disse, ate mesmo os cabelos em nossa cabeça são todos numerados (Mateus 10:30).
No pensamento judaico, o termo Hashgachá Pratit (הַשְׁגָּחָה פְּרָטִית) refere-se a provisão e supervisão individual de D-us em nossas vidas (Hashgachásignifica ‘provisão’ e Pratit significa ‘individual’ ou ‘particular’).
Uma vez que Adonay Elohim é o Dono e Senhor do Universo (ou Universos, como queiram), sua supervisão e providência chega ao menor dos detalhes da criação - de partículas subatômicas aos grandes movimentos do cosmos.
De particular interesse, no entanto, são aqueles a quem ELE criou b'tzelem Elohim: à sua imagem e semelhança.
O D-us de Israel é chamado de:
אלהֵי הָרוּחת לְכָל־בָּשָׂר /
Elohei haruchot le’col-basar:
‘O DEus dos sopros (espíritos) de toda a carne’ (Numeros 16:22), e isso significa que cada vida de toda criatura em última análise, deve lhe responder...
Há um grande conforto para nós quando compreendemos que DEus tem autoridade total sobre categoricamente tudo no Universo (conhecido e desconhecido) - incluindo o nosso bem-estar final (João 10:27-28).
Quando nós oramos para Adonay Elohei Israel – O Senhor Deus de Israel, compreendemos intuitivamente que ELE é completamente soberano e Senhor e Dono sobre absolutamente todas as coisas... (1º Crônicas 29:11-12).
Não ouse pensar que D-us é incapaz de lidar com nossos problemas ou que D-us é incapaz de nos ajudar.
Nós reconhecemos que o D-us Altíssimo – El Elion (אֵל עֶלְיוֹן) sustenta todas as coisas pela Sua Palavra do Seu poder (Seu Filho, o Messias) (Colossenses 1:17).
Sempre que nós pensamos claramente na Luz da revelação das Escrituras, podemos apreender a verdade sobre a glória soberana de D-us...
Como disse Moises o homem de D-us:
אדני מעון אתה היית לנו בדר ודר
Adonay atá maon haitá lanu ve’dor va’dor
‘Adonay tu tens sido a nossa habitação de geração em geração’ (Salmo 90:1)
Todo o Universo está dentro de D-us!
Não nada fora DEle!
Nenhum comentário:
Postar um comentário