NAS MÃO DE DEUS É O MELHOR LUGAR
A ideia raiz da palavra hebraica ‘Suká’ (סוכה)
significa cobrir ou cercar,
como uma cerca de proteção.
A raiz da palavra hebraica é usada quando Moisés pediu para ver a Glória de Deus e o significado do nome de Deus em hebraico se escreve desta meneira IHVH (יהוה), e Deus disse: ‘Eis aqui um lugar junto a mim; põe-te sobre a rocha, e quando a minha glória passar,... e cobrir-te-ei com a minha palma da mão (וְשַׂכּתִי כַפִּי עָלֶיךָ)’ ( Êx 33.21-22)
A “mão de Deus” (יַד יְהוָה) é a nossa, e de fato Hashem escreve nossos nomes em suas palmas das mãos e nos define com um selo sobre a nossa testa e nosso coração (Is 49.16 da mesma forma David entendeu isto e afirmou que Deus guardava-o em sua ‘Suká’ (סוכה) e elevava-o sobre a Rocha que é o Messias (המשיח):
כִּי יִצְפְּנֵנִי בְּסֻכּה
בְּיוֹם רָעָה יַסְתִּרֵנִי בְּסֵתֶר אָהֳלוֹ
בְּצוּר יְרוֹמְמֵנִי
E‘Pois ele me oculta na sua Suká no dia mal (ra’á); esconde-me no segredo de Sua tenda (Ohel), e me eleva sobre a rocha (Tzur)’. (Salmo 27:5)
Hashem (Deus) nos ‘ocultará’ como uma pessoa preciosa, note que a palavra hebraica Tzafan [צָפַן] significa ocultar, proteger um tesouro em um cofre, Hashem nos guardará em Seu Suká, um símbolo de sua proteção de nossa alma (נשמה)... no dia mal, no dia em que a maldade espalha pelas ruas, no dia das angustias (tzuris), Deus vai esconder-nos em sua Tenda (אוהל), ou seja, dentro de sua morada, sob a sombra de suas asas/capa (כנפיים) Deus faz nosso refúgio, irá elevar-nos sobre a Rocha que é o Messias (הסלע שהוא המשיח), para a honra de Deus o Pai. ( I Co 10.4 ).
Desde que o nome de Deus (יהוה) alude também a ‘Presença’, ‘Existência’, ‘Respiração’, ‘compaixão’, ‘amor’, ‘cura’, e assim por diante, estamos cercados por sua Suká em todos os momentos... Em outras palavras, Ma tovu ohalechá Ya'akov (מה טבו אהליך יעקב) - Quão boas são as tuas tendas, ó Jacó (Nm 24.5)... mishk'notechá Isra'el (משכנותיך ישראל)- tuas moradas, ó Israel!...
Segundo a tradição judaica o Profeta Jonas recebeu visão profética durante a celebração do derramar da água (libação); “recebemos revelação sem fim; o final vai ser quando Mashiach (Messias) vier, pois o final está enraizado no começo." (Hayom Yom, 16 de Tishrei)
Pois está escrito; ‘E você tirará água com alegria das fontes da salvação’. ( Is 12.3)
Em cada geração, somos obrigados a encontrar dentro de nossos corações o paralelo do fogo que consumia os sacrifícios, bem como o derramamento da água durante a Festa de Sukot (Tabernáculos) e a suspensão de todas atividades laborativas em Shemini Atzeret (8º dia). Estes paralelos são; as orações (תפילות) corresponden às ofertas diárias. (tlamud:Berachot 26b) , as orações (תפילות) é o culto do coração (pensamentos, desejos e emoções) é comparado ao altar {מזבח} do Templo (Torat HaOlah, Tzav; 1:24).
Assim cada indivíduo deve despertar seu amor instintivo para Deus em seu coração até que ele esteja em chamas e revelando Deus dentro do coração. Este “fogo do amor” (אש האהבה) se assemelha ao ‘fogo celestial’ que desceu na forma de um leão para queimar os sacrifícios no deserto e no Templo. (II Cro 7.1-5).
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