quinta-feira, 5 de julho de 2018

O PRIMEIRO DIA DA SEMANA

O primeiro dia da semana

Atos 20.7 “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos”

“Motza’ei-Shabat”, em hebraico significa “partir depois do sábado”, e refere-se ao sábado à noite.

Nesse ponto o texto grego traz “o primeiro dia do sabbaton, onde o grego sabbaton translitera o hebraico Shabat e pode ser traduzido por “sábado” ou “semana”, dependendo do contexto. Uma vez que Shabat é apenas um dia, deve ser o primeiro dia da semana.

Respondendo a pergunta:

Os cristãos estavam se reunindo na noite de sábado ou na noite de domingo?

Está claro no versículo que a reunião era à noite. Segundo a Bíblia de Estudo de Almeida diz: “Se o dia era contado à maneira judaica, começando pela tarde de sábado, esta reunião teria tido lugar no sábado à noite; no entanto, visto que se refere à próxima manhã como o dia imediato, é possível que aqui se conte o novo dia à maneira grega. Sendo assim, a reunião foi realizada no domingo à noite, e Paulo havia planejado partir na segunda-feira. Porém o que o autor não levou em consideração para escrever tal “coisa” foi que naquela cidade, Trôade assim como em outros lugares, os judeus cristãos constituíam o núcleo da congregação.

Como a igreja cristã tem a tendência de eliminar as influências judaicas, não conseguem perceber que era costume do povo se reunir no sábado, o qual se inicia no por do sol de sexta feira e termina no por do sol de sábado. Provavelmente era costume se estender a comemoração do Shabat, pois não se importaram em “estender o discurso até meio noite”.

Amados irmãos cristãos. Não encontramos nas Escrituras Sagradas nenhuma ordenança do Senhor para a realização do culto em um dia específico da semana, porém o que não se pode é criar uma doutrina sobre o “O dia do Senhor” ser o domingo.

Vejamos o que Jesus disse sobre o dia do Senhor em Mt 12.8 “Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.” Em Mc 2.28 “...de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.” Em Lc 6.5 “E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado.”

Como o próprio Jesus disse: Ele é o Senhor do sábado. Em Apocalipse 1.10 diz que o Senhor tem um dia. O que lemos em Êx 31.13,14 "Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica. Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.” e Dt 1-3,12 é que o Senhor tem um dia para Se e que este deveria ser lembrado.


Fica claro agora que “o dia imediato” não era a segunda feira e sim o domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.