Na antiguidade, significava exaltação ou um arrebatamento daqueles que estavam sob a inspiração divina, admiração. Assim como foi no dia de pentecostes em At 2.4 “...Estavam todos cheios do Espírito Santo”.
NÃO PERCA O ENTUSIASMO
Na antiguidade, significava exaltação ou um arrebatamento daqueles que estavam sob a inspiração divina, admiração. Assim como foi no dia de pentecostes em At 2.4 “...Estavam todos cheios do Espírito Santo”.
Neste texto optei por escrever o nome hebraico de Moisés, que transliterado será Moshê.
Ex 1.8; At 7.18
Segundo o que a história nos conta que Tutmés III foi sucedido no trono por seu filho Amenhotep II, que demonstra ser um rei cruel. Adquiriu uma reputação de crueldade, que se manifestou em episódios como o da captura de sete chefes sírios que foram sacrificados ao deus Amon, que representa a força criadora da vida, tendo as suas cabeças e mãos sido expostas no templo de Karkak.
O texto diz que este faraó não conhecia a José. Ou seja, tudo o que tinha acontecido entre o faraó anterior e José, e por conseguinte para com os israelitas, não tinha importância.
O povo viveu muitos anos em escravidão e segundo o que diz o texto bíblico, eles não deram ouvidos a Moshê porque estavam com a respiração ofegante e cansados do trabalho duro.
Um comentário explica que “respiração ofegante” não deveria ser entendida apenas literalmente. A palavra hebraica para respiração é רוח ruach, que também significa “entusiasmo”. Em outras palavras, eles não puderam considerar o chamado de Moshê não apenas por falta física de ar, mas porque careciam de entusiasmo. Tendo sofrido em cativeiro durante tanto tempo, eles não tinham mais a fé, a esperança para crer que a liberdade ainda era possível. Simplesmente estava além deles. Tinham perdido o entusiasmo.
Imagine-se naquela situação, sem fé, sem esperança, sem entusiasmo. Prestes a viver uma grande mudança em suas vidas, a primeira sensação que os sobrevém é a insegurança, principalmente porque passariam por situações desconhecidas, em lugares desconhecidos, há muitas dúvidas.
I Cor 13.13
“Agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três. Mas o maior destes é o amor.”
A falta de entusiasmo com na vida leva a pessoa ao medo do novo. Estas pessoas desistem de tentar, de se arriscar, de mudar sua vida. Por este motivo, muito fracasso em casamentos, na vida profissional, estudantil e nos relacionamentos.
Até mesmo Moshê teve dúvidas, medo, insegurança. Nós não somos diferentes de Moshê, estamos sujeitos aos mesmos temores, dúvidas e medos. Mas a grande questão da vida está no nosso posicionamento ante aos conflitos internos. Precisamos entender que Deus está a nosso favor. Assim como esteve com Moshê.
Êx 3. 11,12
O Deus nos diz?
1. Vai, eu te enviarei; Cristo nos diz da mesma forma em Mt 28. 19 – Ide.
2. Eu estarei contigo; Cristo nos diz da mesma forma em Mt 28.20 – Eu estarei convosco todos os dias.
O povo teve de passar por longos anos pelo deserto e o deserto é lugar onde nossa fé é colocada a prova. Mas, Moshê levou nova esperança a uma nação deprimida, sem sonhos. Devolveu a eles o entusiasmo que tinham perdido e por fim, através dos milagres de Deus, a promessa foi cumprida e o sonho se transformou em realidade. Assim como o povo passou por grandes provas em sua longa caminhada pelo deserto, somos também, provados, tentados até alcançarmos a libertação do nosso eu, que até então estava tomado pelo medo, falta de fé, de entusiasmo. É um processo longo, difícil e complicado e parte desse processo, é a construção no nosso interior espiritual de um lugar especial para Deus, lugar onde podemos com Ele estar em comunhão, com Ele compartilhar nossos momentos de alegria – e nEle achar apoio nos momentos difíceis.
Então se você se encontra sem entusiasmo em tua vida, ore a Deus neste momento e passe a viver com fé, esperança e amor. Porque uma vida sem entusiasmo é como perder tudo na vida.
O Rabino Mendel Futerfas dizia assim: “Se você perder seu dinheiro, não perdeu nada. Dinheiro vai e dinheiro vem. Se você perdeu a saúde, perdeu metade. Você não é a pessoa que era antes. Mas se você perder seu entusiasmo, então perdeu tudo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário