segunda-feira, 14 de novembro de 2016

LEI E GRAÇA

Muito se tem falado quanto ao tempo da lei e o tempo da graça. Muitos estão dizendo que após o Pentecostes a Igreja entrou no tempo da Graça ou na dispensação da Graça. Será?
Muito se tem falado quanto ao tempo da lei e o tempo da graça. Muitos estão dizendo que após o Pentecostes a Igreja entrou no tempo da Graça ou na dispensação da Graça. Pois bem, o que me propus a abordar neste tema foi justamente isto. Será que D’us não usou da Sua maravilhosa graça, quando pensou na existência humana? E durante toda a história do povo de Israel, D’us não usou de graça?

 O contrário de Graça é lei?

 Primeiramente é necessário dizer o que é a graça de Deus.
Em hebraico, graça é Chen – também pode ser favor, aceitação. O significado pictográfico (onde cada letra hebraica possui um símbolo e este um significado) seria cerca e vida. Pode-se interpretar então que a graça de D’us é uma proteção para a vida.
Em latim, graça é Gratas – agradável, amável.
No grego, graça é Charis – graciosidade, atrativos, favor, cuidado, ajuda graciosa ou boa vontade.
Ef 2.8 “Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não é vosso, é dom de Deus”.
 O que é a Lei de D'eus
 Lei vem da palavra Iará e desta vem a palavra Torá que quer dizer ensino instrução para se acertar o alvo, lançar.  Deus quer lançar ensino à humanidade.  O oposto de iara é rata, que é errar o alvo, pecar. Quando não se está na Torá, a pessoa erra o alvo.
Com relação a Torá, há algo muito interessante já logo na primeira palavra  bereshit. Uma explicação para se iniciar as Escrituras Sagradas com a letra bet é que esta letra inicia a palavra beracha, bênção.  Onde a Torá é uma bênção para a humanidade. Mas por que não começa com a letra alef? Não começa com a letra alef, por ser o inicio da palavra arira, maldição. Deus queria começar com a bênção. Também pode ser explicado que como é a segunda letra, se referia a um segundo estágio, onde o primeiro é a comunhão e para se ter comunhão é preciso aplicar seu coração ao Eterno. Antes do estudo das Escrituras é preciso aplicar no coração o Eterno. Genesis começa com a letra bet de bereshit e termina com lamed da palavra israelddec, as duas letras juntas formam a palavra lev, coração. Pois a Torá deve estar guardada dentro do coração do homem. Mas tem mais, no princípio d’us criou bar de bereshit, que é uma terra limpa e vazia. Depois a terra foi cheia pelo dom ou pela graça shay, mas vem a grande pergunta, quem fez isso tudo? Foi o grande El de Israel, D’us.
 Rm 3.20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é pleno conhecimento do pecado.”; 4.15; 5.13; 7.7 o contrário da lei é pecado.
 Os benéficos de se guardar a lei
 Dt 7.12-15 - ela garante a vida eterna
Gn 7.2; 26.4, 5 - a lei foi criada antes do Sinai - Gn 2.9; Pr 3.18
 A Lei na Tanach é boa
Dt 4.40; 28.2-6 - Para ter uma vida boa e longa
Sl 19.7-9; 40.8; 119.1-2, 18, 34-36 e 97 - A Lei é perfeita e faz bem para a alma
Is 2.3 - A lei sairá de Sião
A Lei na Brit Chadasha (Nova Aliança)
II TM 3.16 – Toda Escritura é boa
Rm 3.31; 7.7 – A lei não é anulada com pela fé
Mt 7.21-24, 28 – Para aqueles que agem como se não houvesse lei
Tg 1.23-25 – Lei da liberdade - em hebraico charut
Ex 32. 16 – Esculpida em taboas - em hebraico cherut
 Há duas graça
 Hessed - graça no sentido de "bondade não merecida"
Hen - graça no sentido de "favor não merecido"
A graça é a aproximação de Deus mediante a sua bondade e misericórdia. É o elemento divino que completa o esforço humano para agradar a Deus, perdoando sua dívida.
Rm 3.8-25 Para entender a graça é preciso entender a lei.
Ex 34.6, 7 Graça e verdade podem estar traduzidos como verdade e misericórdia.
 Obs.: Guarda = aguardada - A palavra Nazaré vem da palavra guarda. Jesus veio de Nazaré, então podemos dizer que Jesus de Nazaré é o Jesus que guarda, ou Jesus o que está guardando.
 Graça = bondade - Jo 1.16, 17 Graça sobre graça
  1. Graça = guardada para perdoar pecados
 Graça e verdade não andam juntos, somente andam juntos em Jesus. Sl 85.10; Ex 20.6; Dt 7.9; Nm 14.18, 19; IISm 7.15; II Cor 6.41; Sl 37.6; Ne 9.17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

SHABBATH - O DIA DO SENHOR

O Shabbath é um dia de adoração estabelecido pelo Senhor desde a fundação do mundo.