Os mandamentos foram escritos em pedra para durarem para sempre. Este foi o objetivo do Senhor quando escreveu, com as próprias mãos, os mandamentos.
Primeiramente
Os mandamentos foram escritos em pedra para durarem para sempre. Este foi o objetivo do Senhor quando escreveu, com as próprias mãos, os mandamentos.
Diante de tudo que tem feito pela humanidade, a única coisa que Deus pede de nós é que o amemos de todo o coração e quem ama de verdade o que se pede não é um fardo e sim um prazer. Diante deste pensamento, guardar os mandamentos é um prazer e não um peso.
Os mandamentos
A Torá (Lei) de Deus estão divididas sob a forma de mandamentos (mitzvot) e abrange todas as prescrições, temporais ou permanentes, gerais ou particulares. Estatutos (huquim), palavra que deriva de um radical que significa "gravar", "esculpir", indicando que se trata de regras de conduta permanentes dirigidas ou ao indivíduo ou à consciência da nação. Ordenanças ou juízos (mishpatim) palavra esta que exprime "decisão" determinada por um juiz. Esta palavra é empregada quando se trata de atos decisivos de Deus ao julgar os maus e julgar os inocentes.
A Torá
A Torá תורה vem da palavra ירה iará, que é ensino ou instrução para acertar o alvo ou lançar.
O oposto de iara é ratá חטא que é pecar ou errar o alvo.
A Torá se inicia com a letra ב, segunda letra do alfabeto e é a letra de בכרה beracha, que é benção, já a letra א é o início da palavra maldição que pode ser: אלה-ala, ארר-arar, אררט-ararat. Outro entendimento pode ser que a letra bet é um segundo estágio no conhecimento de Deus onde o primeiro é o conhecimento de Deus.
Gênesis começa com a letra ב bet e termina com a letra ל lamed as duas letras formam duas palavras: לב lev e בל bal, tanto uma quanto a outro podem significar mente e coração.
Ex 32.16 “Aquelas tábuas eram obra de Deus: também a escritura era a mesma escritura de Deus esculpida nas tábuas”.
Tg 1.23-25 “Se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural e, depois de se contemplar a si mesmo, vai-se e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado.”
As letras da palavra esculpida e liberdade são as mesmas em hebraico, o que muda são as vogais.
חרות – charut = esculpida ou cherut = liberdade
A Torá contém 613 mandamentos. 6 + 1 + 3 = 10 mandamentos
Todo o texto dos 10 mandamentos contém 620 letras, que é o mesmo número da palavra כתר keter = coroa. Aquele que segue os mandamentos de Deus merece uma coroa, Tg 1.12; " Feliz a pessoa que persevera na provação, porquanto, após ter sido aprovada, receberá o prêmio da coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." Ap 2.10; 3.11.
Os mandamentos foram escritos em pedras para durarem para sempre. Foram quatro pedras. As duas primeiras foram quebradas assim que Moisés desceu do monte e viu o povo adorando ao bezerro de ouro. Então Deus manda Moisés confeccionar outras duas pedras.
Crer em Deus não é suficiente, se esta crença não for traduzida por cada pessoa em pensamentos, sentimentos, palavras e atos corretos e bondosos com o próximo, deixaremos de viver a vida que Deus tem reservado para cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário